COMO O COMPUTADOR CONTRIBUI PARA A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA, DA APRENDIZAGEM E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Segundo, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, a formação orientada para a mudança e a inovação tem como foco o contexto de trabalho dos educadores e se realiza com o grupo de profissionais interessados em provocar transformações na escola, de forma que sua aprendizagem se traduza em mudanças pessoais, profissionais e institucionais. Também os formadores devem estar comprometidos com essa formação e mudança.
A formação contextualizada de educadores para o uso da tecnologia de informação e comunicação ocorre integrada com o tempo e espaço da instituição educacional e origina-se na e da prática do profissional. Porém, isso não significa realizar-se fisicamente na instituição educacional. A formação concretiza-se na imersão de formandos e formadores na realidade da instituição. As necessidades da formação emergem do contexto educacional no qual se busca desenvolver uma cultura que permita ao educador tornar-se um agente de mudança de sua própria atuação e de seu contexto. Trata-se da epistemologia da prática mediante um processo em que prática e teoria integram-se em um currículo orientado para a ação.
A formação de educadores para a incorporação da TIC - tecnologia de informação e comunicação à prática pedagógica parte dos mesmos pressupostos da formação para a mudança integrados à apropriação e utilização pedagógica da TIC, de modo que o formando tenha condições de desenvolver crítica e reflexivamente um estilo próprio de atuar com a tecnologia.
1 Comentários:
Realmente Noili a informática veio para ficar e principalmente para nos ajudar a tornar as nossas aulas mais criativas e participativas. Nào deixe de alimentar o teu blog, pois ele merece o teu carinho. bjos
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial